quarta-feira, 24 de abril de 2013

A proteção na hora certa.





Quando uma pessoa cria algo ela tem total direito sobre essa criação, para isso existem leis que a protegem, mas com o avanço da internet ficou difícil de proteger suas criações da pirataria, assim o Creative Commons, se trata de uma entidade sem fins lucrativos, criada para que os autores possam ter mais flexibilidade sobre suas obras, que ficam protegidas sobre direitos autorais. Assim o uso delas se torna mais amplo, sem que terceiros fiquem burlando as leias que a seguram com seu criador.

Digamos que seja um espírito colaborativo entre os criadores. O autor pode decidir como e quais condições seu material podem ser utilizado por terceiros. Se o material for usado para fins comercial o autor tem o direito de estar cobrando o uso de sua criação (o Creative Commons não tira lucro algum das obras, o autor fica com o lucro total).

Com a licença Creative Commons, um compositor por-exemplo, pode permitir que outros utilizem a sua composição, criando diversas misturas com a mesma, ou então um escritor pode permitir que  alguma de sua obra seja publicada em outros artigos ou mencionadas em publicações e ate mesmo utilizando seu texto original , mais claro efetuando as devidas mudanças. 

Com essa segurança das obras poderem ser compartilhadas e usadas por terceiros, sem perderem seus autores originais, é muito benéfico, pois mostra que existe a colaboração e que pequenos autores possam também mostrar seus trabalhos, que não fique restringido apenas para grandes corporações, seja de musica, cinematográficos, grandes editoras literárias e outros. Assim todos podem usufruir de obras sem medo de serem barrados por regras, e que se sintam seguros e livres para distribuir oque criaram ou encontram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário